Hoje comparei o quanto dos processadores cada um dos Desktops (Gnome e LXDE) usa no meu computador. Descobri que no Gnome três programas acabam usando cerca de 2% dos processadores, e se eu não os iniciar, fico com mais de 99% ocioso, como no LXDE (talvez faça diferença em um computador mais antigo).
São eles:
clock-applet (se mostrar os segundos)
compiz (usar "metacity --replace", o que irá deixar o computador sem os efeitos visuais)
multiload-apple (monitor do sistema no painel)
Um abraço!
Wednesday, December 29, 2010
Thursday, December 23, 2010
Visualizar arquivos xps
No windows, quando alguém quer "imprimir" para um arquivo acaba salvando como "xps". Para visualizar no linux você pode usar um programa do KDE chamado "okular" (sudo aptitude install okular).
Como manter uma versão mais antiga de software no Ubuntu
Neste final de semana eu descobri que o Dell Vostro i7 trava se usar a versão atual do "pm-utils". Com a versão 1.3.0 tudo funciona bem. O problema era que sempre que eu queria atualizar os outros softwares, automaticamente atualizava esse. A solução foi digitar no terminal:
Para conferir se deu certo, digite:
Caso tenha dado certo, deve aparecer um "h" antes do nome do software, mais ou menos isto:
Aqui está a fonte dessas informações: http://linux.koolsolutions.com/2009/03/04/tip-how-to-keep-a-debian-package-on-hold/
sudo echo pm-utils hold | sudo dpkg --set-selections
sudo aptitude hold pm-utils
Para conferir se deu certo, digite:
dpkg -l | grep pm-utils
Caso tenha dado certo, deve aparecer um "h" antes do nome do software, mais ou menos isto:
hi pm-utils
Aqui está a fonte dessas informações: http://linux.koolsolutions.com/2009/03/04/tip-how-to-keep-a-debian-package-on-hold/
Tuesday, December 21, 2010
Thursday, December 16, 2010
kvm x VirtualBox
Acredito que eu esteja entre as pessoas mais curiosas que existe. Além do mais, mexer no computador me diverte. Terminei a comparação kvm x VirtualBox. Não foi simples instalar e fazer tudo funcionar com o kvm especialmente porque várias vezes a máquina virtual travou quando quis pausá-la. No final, descobri que eu não tinha habilitado a virtualização na minha Bios, então refiz o teste com o VirtualBox (com melhores resultados).
Minha conclusão: a diferença entre os dois em termos de velocidade é pouca, a não ser pelo desempenho do disco, mas talvez isso seja um bug: veja no phoronix. O VirtualBox é muito mais fácil de usar e nunca me obrigou a ficar re-iniciando o computador diversas vezes.
Os gráficos:
kvm:
VirtualBox:
Tuesday, December 14, 2010
Benchmarks
Hoje não vou postar nada de muito útil. É mais uma curiosidade. Eu estava pensando em comparar o kvm com o VirtualBox, mas vai ficar para uma próxima vez. Desta vez eu comparei o Wine com o VirtualBox (este com duas configurações diferentes).
Conclusões:
1. Wine is not an emulator. Realmente a performance do Wine é muito maior do que a do Windows emulado pelo Virtualbox.
2. Para o meu humilde computador HP dv6 (i3), tanto faz eu habilitar ou desabilitar o VT-x/AMD-V em VirtualBox: Settings > System > Acceleration
Os testes foram feitos com uma versão de avaliação do Passmark Performance Test (estava com preguiça para usar o Phoronix Test Suite, que requer um pouco mais de configurações do que instalar > rodar todos os testes > exportar como imagem, como fiz).
Os resultados:
VirtualBox com VT-x/AMD-V habilitado:
VirtualBox sem VT-x/AMD-V habilitado:
Wine:
Sunday, December 12, 2010
Google Earth no Maverick
Quem tentou fazer o download e intalar o Google Earth direto do site da Google já percebeu que não funciona, aparece um erro parecido com isto:
Para referência futura sobre os comandos:
"&&" indica para o bash que só execute o comando seguinte se o anterior terminar com sucesso,
";" indica para o bash executar o comando seguinte independentemente do sucesso ou fracasso do comando anterior,
"||" indica para o bash que só execute o comando seguinte se o anterior terminar com fracasso.
Uncompressing Google Earth for GNU/Linux 6.0.0.1735..............................................................
OK to execute: ./setup.sh ? [Y/n] y
setup.data/setup.xml:1: parser error : Document is empty
^
setup.data/setup.xml:1: parser error : Start tag expected, '<' not found
^
Couldn't load 'setup.data/setup.xml'
The program './setup.sh' returned an error code (3)Mas a solução é facil, embora possa demorar uns minutos para concluir. Copie e cole o seguinte comando no terminal:
mkdir ~/googleearthtemp && cd ~/googleearthtemp && sudo aptitude install lsb-core lib32nss-mdns googleearth-package && sudo make-googleearth-package --force && sudo dpkg -i googleearth*.deb && rm -R ~/googleearthtempCom esse comando faremos o seguinte: criaremos a pasta ~/googleearthtemp e entraremos nela, depois instalaremos os programas necessários para construir o "deb" do Google Earth, depois o instalaremos e por fim apagaremos a pasta temporária que criamos.
Para referência futura sobre os comandos:
"&&" indica para o bash que só execute o comando seguinte se o anterior terminar com sucesso,
";" indica para o bash executar o comando seguinte independentemente do sucesso ou fracasso do comando anterior,
"||" indica para o bash que só execute o comando seguinte se o anterior terminar com fracasso.
Saturday, December 11, 2010
Legendas
Não é chato ficar procurando legendas para os filmes? Que tal se um programa fizesse tudo por você, bastando você indicar onde estão seus filmes?
Esse é a motivação para o SubDownloader.
Você pode fazer o download pelo site: http://subdownloader.net/ ou adicionar o ppa para manter o programa automaticamente atualizado:
Só para futura referência: quando quiser remover um ppa:
Esse é a motivação para o SubDownloader.
Você pode fazer o download pelo site: http://subdownloader.net/ ou adicionar o ppa para manter o programa automaticamente atualizado:
sudo add-apt-repository ppa:subdownloader-developers/ppa
sudo aptitude update ; sudo aptitude install subdownloader
Só para futura referência: quando quiser remover um ppa:
sudo ppa-purge ppa:nome do ppaUm abraço!
Sunday, December 5, 2010
Aumentando a velocidade de resposta do desktop
Recentemente Mike Galbraith escreveu um código para ser acrescido ao Linux (kernel) que melhora a velocidade de resposta do computador quando sobrecarregado. Provavelmente veremos isso no kernel 2.6.37.
Enquanto o kernel não fica pronto para nosso sistema operacional, Lennart Poettering, um desenvolvedor da Red Hat, inventou um jeito de produzir o mesmo efeito sem alterar o kernel, podendo ser aplicado imediatamente. Eu testei, e, apesar de não conseguir notar diferença, realizei alguns testes ("benchmarks") com o programa chamado hardinfo (que está nos repositórios do Ubuntu) que realmente indicaram melhora na performance.
Aqui estão as instruções para serem usadas no Ubuntu (para outras distros ver aqui).
Atualização de 08/01/2011: compare a diferença na performance feita pela equipe do Phoronix.
Atualização de 08/01/2011: compare a diferença na performance feita pela equipe do Phoronix.
1) Lembre sempre de trocar "user" pelo seu nome de usuário (provavelmente o mesmo nome da pasta que fica dentro de /home/)
2) Edite o arquivo /etc/rc.local (gksu gedit /etc/rc.local) e acrescente as seguintes linhas antes do "exit 0"
mkdir -p /dev/cgroup/cpu
mount -t cgroup cgroup /dev/cgroup/cpu -o cpu
mkdir -m 0777 /dev/cgroup/cpu/user
echo "/usr/local/sbin/cgroup_clean" > /dev/cgroup/cpu/release_agent
3) Salve o arquivo e depois o torne executável digitando isto no terminal:
sudo chmod +x /etc/rc.local4) Edite o arquivo ~/.bashrc (gedit ~/.bashrc) e acrescente as seguintes linhas (lembre de trocar user pelo seu nome de usuário):
if [ "$PS1" ] ; then
mkdir -p -m 0700 /dev/cgroup/cpu/user/$$ > /dev/null 2>&1
echo $$ > /dev/cgroup/cpu/user/$$/tasks
echo "1" > /dev/cgroup/cpu/user/$$/notify_on_release
fi5) Edite o arquivo /usr/local/sbin/cgroup_clean (gksu gedit /usr/local/sbin/cgroup_clean) e acrescente as seguintes linhas (lembre de trocar user pelo seu nome de usuário):
#!/bin/sh
6) Salve o arquivo e depois o torne executável digitando isto no terminal:if [ "$*" != "/user" ]; thenrmdir /dev/cgroup/cpu/$*fi
7) Por fim, reinicie o computador ou execute o seguinte comando:sudo chmod +x /usr/local/sbin/cgroup_clean
sudo /etc/rc.local
Saturday, November 20, 2010
Mais um jeito de contribuir com o nosso grande projeto
Alguns programas do Centro de Programas do Ubuntu não tem um "screenshot". Você pode mudar isso: http://screenshots.ubuntu.com/packages/without_screenshots?search=&debtag=
Um abraço!
Um abraço!
Tuesday, November 16, 2010
Assitência Remota
Eu já escrevi sobre assistência remota para o Windows, e para o Linux.
Tudo era mais simples quando os computadores não se "escondiam" atrás do roteador (NAT, firewall). As coisas não se complicam muito quando se tem acesso às configurações do roteador de quem vai receber assistência (basta abrir e encaminhar a porta 5900) ou de quem vai prestar assistência para alguém com um mínimo de conhecimento de informática (daí é possivel estabelecer uma conexão reversa com auxílio do gitso, sendo necessário abrir a porta 5500 do roteador de quem vai prestar a assistêcnia).
E quando não se tem acesso à configuração de nenhum dos roteadores? Difícil? Difícil foi encontrar a resposta, por isso aqui publico a solução, que é simples.
Existem vários programas que podem ser instalados nos dois computadores, permitindo assim a conexão entre eles como se estivessem conectados na mesma rede (roteador). A maioria é cara (até mais de mil reais). Mas pelo menos um é "free" (grátis): remobo. Depois de instalar, ao executar pela primeira vez o usuário pode criar uma conta e adicionar o outro (que já instalou e criou sua conta). Depois disso é como se estivessem sob o mesmo NAT.
Daqui em diante, o procedimento é o mesmo que descrevi aqui.
Um abraço!
Tudo era mais simples quando os computadores não se "escondiam" atrás do roteador (NAT, firewall). As coisas não se complicam muito quando se tem acesso às configurações do roteador de quem vai receber assistência (basta abrir e encaminhar a porta 5900) ou de quem vai prestar assistência para alguém com um mínimo de conhecimento de informática (daí é possivel estabelecer uma conexão reversa com auxílio do gitso, sendo necessário abrir a porta 5500 do roteador de quem vai prestar a assistêcnia).
E quando não se tem acesso à configuração de nenhum dos roteadores? Difícil? Difícil foi encontrar a resposta, por isso aqui publico a solução, que é simples.
Existem vários programas que podem ser instalados nos dois computadores, permitindo assim a conexão entre eles como se estivessem conectados na mesma rede (roteador). A maioria é cara (até mais de mil reais). Mas pelo menos um é "free" (grátis): remobo. Depois de instalar, ao executar pela primeira vez o usuário pode criar uma conta e adicionar o outro (que já instalou e criou sua conta). Depois disso é como se estivessem sob o mesmo NAT.
Daqui em diante, o procedimento é o mesmo que descrevi aqui.
Um abraço!
Tuesday, November 9, 2010
Antivírus Scam
Neste final de semana uma prima me contou que ao colocar seu pendrive no computador de uma amiga que usa Windows descobriu que estava "infectado" com vírus.
Então resolvi escrever como usar o ClamAV, um anti-vírus de código aberto. É claro que existe uma interface gráfica que torna tudo bem simples (Menu > Ubuntu Software Center > ClamAV), e outros anti-vírus para o Linux (http://www.makeuseof.com/tag/free-linux-antivirus-programs/) mas o objetivo aqui é usar o ClamAV pelo terminal e linhas de comando.
Para instalar:
Então resolvi escrever como usar o ClamAV, um anti-vírus de código aberto. É claro que existe uma interface gráfica que torna tudo bem simples (Menu > Ubuntu Software Center > ClamAV), e outros anti-vírus para o Linux (http://www.makeuseof.com/tag/free-linux-antivirus-programs/) mas o objetivo aqui é usar o ClamAV pelo terminal e linhas de comando.
Para instalar:
sudo aptitude install clamavPara atualizar as informações de vírus:
sudo freshclamPara escanear todo o diretório Home e subdiretórios:
clamscan -v -r ~/Um abraço!
Tuesday, November 2, 2010
Problemas de Hardware
Algumas coisas funcionam melhor com um kernel mais atualizado, então aqui está o link para quem desejar: http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/
Lembrar que ao atualizar o kernel, será mais difícil conseguir ajuda da equipe do Ubuntu, já que você estará usando uma versão não oficial.
Lembrar que ao atualizar o kernel, será mais difícil conseguir ajuda da equipe do Ubuntu, já que você estará usando uma versão não oficial.
Monday, November 1, 2010
Parcellite
Esta é a segunda vez que o Parcellite pára de funcionar. A solução foi apagar o arquivo history localizado em ~/.local/share/parcellite
Sunday, October 24, 2010
Backup e Undelete
Você já fez seu backup hoje? Com sorte, você nunca vai "sentir" a necessidade de ter um, mas não tenho dúvidas: vale a pena ter backup dos documentos importantes e mantê-los atualizados.
Aqui vão algumas sugestões:
- Dropbox
- Ubuntu-One
- Back In Time
Há 3 dias eu pude sentir o frio na barriga de pensar que poderia ter perdido todos meus arquivos importantes. Por sorte tinha backup (atualizado) em um HD externo para os arquivos grandes e que modifico pouco e minha pasta Dropbox sincronizada. Por azar, neste dia o Dropbox não sincronizou com o servidor na internet (não sei o porquê, mas não se conectou à internet). Ou seja, perdi cerca de 13 arquivos com informações muito importantes, relacionadas ao meu trabalho daquele dia. Por isso agora vou falar sobre como recuperar arquivos apagados acidentalmente (e que, infelizmente, não foram para a lixeira. Aliás, isto pode ser um desdobramento da Lei de Murphy: se você apagar um arquivo e ele for para a lixeira, é porque você nunca mais vai precisar dele).
Em outra postagem eu falei sobre o photorec, que é uma excelente ferramenta, basta executar e responder algumas perguntas que ele "sai recuperando tudo que é arquivo que vê pela frente". O que pode ser bom quando vamos recuperar um disco pequeno com "poucos gigas", mas o que fazer para recuperar apenas alguns documentos de um disco de mais de 300 gigas? Por isso vou tentar explicar como usar o foremost. Este programa organiza em pastas os arquivos recuperados (cria diversas pastas, p. ex.: jpg, avi, doc, xls, etc), além de permitir que você recupere apenas o tipo de arquivo que o interessa. Para ilustrar: eu tinha que recuperar 11 arquivos "doc" e 2 "odt" de um disco de mais de 300 gigas. O photorec saiu recuperando milhares de arquivos e estava muito difícil encontrar o que eu queria, sem contar que os arquivos recuperados não cabiam na outra partição que eu tinha livre.
A dificuldade do foremost é que ele não faz perguntas, é preciso passar todas as informações ao executá-lo. Eis aqui um manual. E aqui vai um exemplo para facilitar as coisas:
-d: "indirect block detection", que funciona bem para sistemas Unix.
-v: "verbose", ou seja, para o programa ir "falando" o que está fazendo.
-q: "quick" = rápido (quer dizer, menos lento - pois lê apenas o começo do bloco)
-T: cria uma pasta indicando a que horas iniciou a recuperação, o que pode ser útil se formos executar o foremost mais de uma vez.
-o: indica o diretório para gravar os arquivos recuperados.
-t: indica os tipos de arquivos a serem recuperados, no exemplo arquivos de imagens "jpg", documentos com o formato "ole" (doc, xls, ppt) e "zip" que além dos arquivos comprimidos, inclui os novos formatos da Microsoft (docx, xlsx, pptx) e os formatos do OpenOffice (odt, ods, odp) que são na verdade arquivos xml comprimidos.
-i: indica o diretório a ser recuperado (ou o arquivo no caso de estar lidando com uma imagem extraída do disco)
Os arquivos recuperados pertencerão ao "root", para mudar execute:
Mais técnicas de recuperação:
https://help.ubuntu.com/community/DataRecovery
Consegui recuperar 11 dos 13. Espero nunca mais precisar disso...
Um abraço!
Atualizando: consegui recuperar os últimos 2 agora, no final deste abençoado dia 24 de Outubro de 2010.
Aqui vão algumas sugestões:
- Dropbox
- Ubuntu-One
- Back In Time
Há 3 dias eu pude sentir o frio na barriga de pensar que poderia ter perdido todos meus arquivos importantes. Por sorte tinha backup (atualizado) em um HD externo para os arquivos grandes e que modifico pouco e minha pasta Dropbox sincronizada. Por azar, neste dia o Dropbox não sincronizou com o servidor na internet (não sei o porquê, mas não se conectou à internet). Ou seja, perdi cerca de 13 arquivos com informações muito importantes, relacionadas ao meu trabalho daquele dia. Por isso agora vou falar sobre como recuperar arquivos apagados acidentalmente (e que, infelizmente, não foram para a lixeira. Aliás, isto pode ser um desdobramento da Lei de Murphy: se você apagar um arquivo e ele for para a lixeira, é porque você nunca mais vai precisar dele).
Em outra postagem eu falei sobre o photorec, que é uma excelente ferramenta, basta executar e responder algumas perguntas que ele "sai recuperando tudo que é arquivo que vê pela frente". O que pode ser bom quando vamos recuperar um disco pequeno com "poucos gigas", mas o que fazer para recuperar apenas alguns documentos de um disco de mais de 300 gigas? Por isso vou tentar explicar como usar o foremost. Este programa organiza em pastas os arquivos recuperados (cria diversas pastas, p. ex.: jpg, avi, doc, xls, etc), além de permitir que você recupere apenas o tipo de arquivo que o interessa. Para ilustrar: eu tinha que recuperar 11 arquivos "doc" e 2 "odt" de um disco de mais de 300 gigas. O photorec saiu recuperando milhares de arquivos e estava muito difícil encontrar o que eu queria, sem contar que os arquivos recuperados não cabiam na outra partição que eu tinha livre.
A dificuldade do foremost é que ele não faz perguntas, é preciso passar todas as informações ao executá-lo. Eis aqui um manual. E aqui vai um exemplo para facilitar as coisas:
sudo foremost -d -vqT -o /media/sda3/foremost -t jpg,ole,zip -i /dev/sdb1Explicando:
-d: "indirect block detection", que funciona bem para sistemas Unix.
-v: "verbose", ou seja, para o programa ir "falando" o que está fazendo.
-q: "quick" = rápido (quer dizer, menos lento - pois lê apenas o começo do bloco)
-T: cria uma pasta indicando a que horas iniciou a recuperação, o que pode ser útil se formos executar o foremost mais de uma vez.
-o: indica o diretório para gravar os arquivos recuperados.
-t: indica os tipos de arquivos a serem recuperados, no exemplo arquivos de imagens "jpg", documentos com o formato "ole" (doc, xls, ppt) e "zip" que além dos arquivos comprimidos, inclui os novos formatos da Microsoft (docx, xlsx, pptx) e os formatos do OpenOffice (odt, ods, odp) que são na verdade arquivos xml comprimidos.
-i: indica o diretório a ser recuperado (ou o arquivo no caso de estar lidando com uma imagem extraída do disco)
Os arquivos recuperados pertencerão ao "root", para mudar execute:
sudo chown -R usuario:usuario /media/sda3/foremostusuário: o primeiro é seu nome de usuário e o segundo é o seu grupo, normalmente homônimo.
Mais técnicas de recuperação:
https://help.ubuntu.com/community/DataRecovery
Consegui recuperar 11 dos 13. Espero nunca mais precisar disso...
Um abraço!
Atualizando: consegui recuperar os últimos 2 agora, no final deste abençoado dia 24 de Outubro de 2010.
Saturday, October 23, 2010
Reviravolta
Pensei que existem tantos sites com informações e dicas em inglês que seria mais útil se eu escrevesse em português mesmo. Além do mais, é bem mais fácil escrever em uma lingua que a gente conhece.
Então, a partir de hoje, este blog será escrito em português.
Um grande abraço!
Então, a partir de hoje, este blog será escrito em português.
Um grande abraço!
Turning Point
I was thinking and concludes that there are so many sites with information in English, but only a few in Portuguese, so it would be more useful if I write in that language. After all, this is my native language.
Best regards.
Best regards.
Thursday, October 14, 2010
More Links on Chrome New Tab
I would like my Chromium Browser New Tab with more links and here it is: https://chrome.google.com/extensions/detail/dgpdioedihjhncjafcpgbbjdpbbkikmi .
Sunday, October 10, 2010
Friday, October 8, 2010
Monday, October 4, 2010
Advocating free software
This is a comment at distrowatch.com
How to explain freedom (by Anonymous on 2010-10-04 13:23:23 GMT from France)
"Non technical people who do not know what source code is can still understand what software freedom is about. You just have to let them actually read the EULA of the proprietary software they use. Show them the time bomb that the proprietary software they use is. In my country, there is the new HADOPI that you must have heard about. People are very angry at that. I point to them the way around HADOPI and the future of it, which will be even worse. People understand that their interests are not aligned with proprietary software. They understand that free software aligns their interest with the software developers and vendors. They are fed up with low quality software, cryptic EULAS that is always against them, intrusive adverts, vendors that hold their documents in hostage and trojan horses labelled as service. They do not trust vendors when they need support anymore. On the other hand, when they see the support forums I show them, that is like a bit of fresh air. They can trust the information, and they don't have to parse the adverts from the information. They can talk with peers and feel the community spirit. That is a freedom they appreciate."
How to explain freedom (by Anonymous on 2010-10-04 13:23:23 GMT from France)
"Non technical people who do not know what source code is can still understand what software freedom is about. You just have to let them actually read the EULA of the proprietary software they use. Show them the time bomb that the proprietary software they use is. In my country, there is the new HADOPI that you must have heard about. People are very angry at that. I point to them the way around HADOPI and the future of it, which will be even worse. People understand that their interests are not aligned with proprietary software. They understand that free software aligns their interest with the software developers and vendors. They are fed up with low quality software, cryptic EULAS that is always against them, intrusive adverts, vendors that hold their documents in hostage and trojan horses labelled as service. They do not trust vendors when they need support anymore. On the other hand, when they see the support forums I show them, that is like a bit of fresh air. They can trust the information, and they don't have to parse the adverts from the information. They can talk with peers and feel the community spirit. That is a freedom they appreciate."
Many others comments can be found here.
Sunday, October 3, 2010
Disable unlock keyring for network manager on startup
1. Open up your Home Folder by clicking Places > Home Folder
2. Press CTRL-H (or click View > Show Hidden Files)
3. Find a folder called .gnome2 (it has a period at the beginning of the name) and open it by double clicking on it
4. Inside of the .gnome2 folder, there is another folder called keyrings. Open it up.
5. Delete any files you find within the keyrings folder
Be advised:
Thanks to AlQanah at here.
2. Press CTRL-H (or click View > Show Hidden Files)
3. Find a folder called .gnome2 (it has a period at the beginning of the name) and open it by double clicking on it
4. Inside of the .gnome2 folder, there is another folder called keyrings. Open it up.
5. Delete any files you find within the keyrings folder
Be advised:
"By choosing to use a blank password, your stored passwords will not be safely encrypted. They will be accessible by anyone with access to your files."
Thanks to AlQanah at here.
Sunday, September 26, 2010
Magic SysRq key
From Wikipedia (http://wikipedia.org/wiki/Magic_SysRq_key):
"The magic SysRq key is a key combination understood by the Linux kernel, which allows the user to perform various low level commands regardless of the system's state. It is often used to recover from freezes, or to reboot a computer without corrupting the filesystem."This is for safely reboot a frozen system: hold "alt + sysrq" and then sequentially: R -> E -> I -> S -> U -> B
This can be used to kill x: alt + sysrq + K
I hope we never have to use this ;-) .
Saturday, September 25, 2010
Saturday, September 18, 2010
Ubuntu is running in low-graphics mode
I don't know why but two computers of mine showed a warning before start:
To solve this, type this on a terminal and restart the computer:
"Ubuntu is running in low-graphics mode.
The following error was encountered. You may need to update your configuration to solve this.
(EE) [date] NVIDIA(0): Failed to initialize the Nvidia kernel module. Please see the system's kernel log for additional error messages and consult the Nvidia readme for details.
(EE)NVIDIA(0): ***Aborting***
(EE)Screen(s) found, but none have a usable configuration."
To solve this, type this on a terminal and restart the computer:
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
Sunday, September 12, 2010
Gnome Global Menu
May be this was inspired by Mac-OS.
According to the project (http://code.google.com/p/gnome2-globalmenu/):
"There are several advantages by adopting a shared global menu bar in Gnome (thanks Matthew for organizing these):
- It works better with narrow windows, because the width of the menus isn't limited to the width of the window. (This is a problem for Gimp and Inkscape especially.)
- It's less confusing -- when two menu bars are visible on-screen at once, sometimes people choose the wrong one.
- Global Menu is the first step to move toward a Document Centric Desktop Environment which is, according to us, a long-term trend."
To install: https://wiki.ubuntu.com/DesktopExperienceTeam/ApplicationMenu
This is my Gedit screenshot:
According to the project (http://code.google.com/p/gnome2-globalmenu/):
"There are several advantages by adopting a shared global menu bar in Gnome (thanks Matthew for organizing these):
- It works better with narrow windows, because the width of the menus isn't limited to the width of the window. (This is a problem for Gimp and Inkscape especially.)
- It's less confusing -- when two menu bars are visible on-screen at once, sometimes people choose the wrong one.
- Global Menu is the first step to move toward a Document Centric Desktop Environment which is, according to us, a long-term trend."
To install: https://wiki.ubuntu.com/DesktopExperienceTeam/ApplicationMenu
This is my Gedit screenshot:
How to Find a File Looking Inside It - 2
Once I suggested Google-Desktop to search for documents contents. Now I will present two alternatives:
Beagle - http://beagle-project.org/Main_Page
sudo aptitude install beagle
Tracker - http://projects.gnome.org/tracker/
sudo aptitude install tracker-search-tool
Both are easier to install than Google-Desktop and has a nice look.
This is a Tracker screenshot:
Beagle - http://beagle-project.org/Main_Page
sudo aptitude install beagle
Tracker - http://projects.gnome.org/tracker/
sudo aptitude install tracker-search-tool
Both are easier to install than Google-Desktop and has a nice look.
This is a Tracker screenshot:
Tuesday, August 31, 2010
Broken Templates in Nautilus
My wife had the bright idea to delete the Templates folder in ~/. After that, even recreating the folder, the templates were not recognized by Nautilus.
The solution was to edit the variable XDG_TEMPLATES_DIR in the file ~/.config/user-dirs.dirs to indicate $HOME/Templates.
Thanks to xlinuks.
The solution was to edit the variable XDG_TEMPLATES_DIR in the file ~/.config/user-dirs.dirs to indicate $HOME/Templates.
Thanks to xlinuks.
Criando modelos no Nautilus
Minha esposa teve a brilhante idéia de apagar a pasta Modelos em ~/. Depois disso, mesmo recriando a pasta, os modelos não eram reconhecidos pelo Nautilus.
A solução foi editar a variável XDG_TEMPLATES_DIR do arquivo ~/.config/user-dirs.dirs para indicar $HOME/Templates.
Agradeço ao xlinuks.
A solução foi editar a variável XDG_TEMPLATES_DIR do arquivo ~/.config/user-dirs.dirs para indicar $HOME/Templates.
Agradeço ao xlinuks.
Sunday, August 29, 2010
Friday, August 27, 2010
Petition to stop software patents in Europe
When Hitler attacked the Jews
I was not a Jew, therefore I was not concerned.
And when Hitler attacked the Catholics,
I was not a Catholic, and therefore, I was not concerned.
And when Hitler attacked the unions and the industrialists,
I was not a member of the unions and I was not concerned.
Then Hitler attacked me and the Protestant church --
and there was nobody left to be concerned.
Martin Niemoller, German Protestant Pastor,
1892-1984
Petição para Acabar com as Patentes de Software na Europa
Niemöller tratando sobre o significado do Nazismo na Alemanha:
E Não Sobrou Ninguém
- Quando os nazistas levaram os comunistas,
- eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista.
- Quando eles prenderam os sociais-democratas,
- eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata.
- Quando eles levaram os sindicalistas,
- eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista.
- Quando levaram os judeus,
- eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu.
- Quando eles me levaram,
- não havia mais quem protestasse"
Thursday, August 26, 2010
How to get the use of your number pad back in Ubuntu
I think I accidentally pressed SHIFT and Num Lock keys together. This caused my number pad "stop to work" and start to act like a mouse. All I had to do to fix it was press again SHIFT and Num Lock.
Thanks to rvdavid
Thanks to rvdavid
Wednesday, August 25, 2010
Happy Birthday Linux!
Long life for our greatest OS!
http://linux-bangalore.org/blug/articles/bday.php
http://linux-bangalore.org/blug/articles/bday.php
Monday, August 23, 2010
Como contribuir com o Ubuntu - parte 2
Esta é uma outra forma de contribuir para quem tem pouco tempo para oferecer: traduzir os pacotes de programas.
O site do time de tradução do Brasil é: http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeTraducao/MaverickPacotes
E como "ouvi" dizer: "não é porque podemos fazer pouco que não vamos fazer nada" (Ayrton Araújo).
O site do time de tradução do Brasil é: http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeTraducao/MaverickPacotes
E como "ouvi" dizer: "não é porque podemos fazer pouco que não vamos fazer nada" (Ayrton Araújo).
Saturday, August 14, 2010
Fresh install - First settings
That's how I set up a new Ubuntu installation.
1. Let the system make its updates (Menu > System > Administration > Update Manager or on a terminal: update-manager)
2. Install proprietary drivers (Menu > System > Administration > Hardware Drivers or on a terminal: jockey-gtk)
3. Copy my keyboard shortcuts folders to
~/.gconf/apps/metacity
and
~/.gconf/desktop/gnome/keybindings
And copy my OpenOffice folder settings to
~/.openoffice.org/3/user
And copy my Templates to
~/
Optionally in a terminal:
4. Configure my panel to have
Main Menu / Workspace Switcher / Global Menu / System Monitor
and set the my weather location.
Should looks like this:
- Parcellite (clipboard manager)
- Gimp (image editor)
- Chromium (web browser)
- Home Bank (finance manager)
- Stellarium (planetarium)
- Cheese (webcam booth)
- Kid3-qt (mp3 tag)
- Compiz (advanced desktop effects settings and extra plugins)
- MountManager (configure fstab)
- Sun Java Runtime Environment
- Sun Java Plugin (browser plugin)
- GStreamer extra plugins
- ChmSee ou Kchmviewer
- Desktop-Webmail (see this)
- Tracker (Gnome search tool)
- GNU Chess
- Restricted Extras (support for mp3 and others audio formats)
- Docky (for my wife and newcomers)
Or else copy this on a terminal:
7. Install Virtualbox: http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads
8. Medibuntu: https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu
a) Add repository:
Updated at:
01/11/2010
That's it. ;-)
1. Let the system make its updates (Menu > System > Administration > Update Manager or on a terminal: update-manager)
2. Install proprietary drivers (Menu > System > Administration > Hardware Drivers or on a terminal: jockey-gtk)
3. Copy my keyboard shortcuts folders to
~/.gconf/apps/metacity
and
~/.gconf/desktop/gnome/keybindings
And copy my OpenOffice folder settings to
~/.openoffice.org/3/user
And copy my Templates to
~/
Optionally in a terminal:
cp -R ~/Downloads/metacity/ ~/.gconf/apps/ ; cp -R ~/Downloads/keybindings/ ~/.gconf/desktop/gnome/ ; cp -R ~/Downloads/user/ ~/.openoffice.org/3/ ; cp -R ~/Downloads/Templates/ ~/
4. Configure my panel to have
Main Menu / Workspace Switcher / Global Menu / System Monitor
and set the my weather location.
Should looks like this:
- Parcellite (clipboard manager)
- Gimp (image editor)
- Chromium (web browser)
- Home Bank (finance manager)
- Stellarium (planetarium)
- Cheese (webcam booth)
- Kid3-qt (mp3 tag)
- Compiz (advanced desktop effects settings and extra plugins)
- MountManager (configure fstab)
- Sun Java Runtime Environment
- Sun Java Plugin (browser plugin)
- GStreamer extra plugins
- ChmSee ou Kchmviewer
- Desktop-Webmail (see this)
- Tracker (Gnome search tool)
- GNU Chess
- Restricted Extras (support for mp3 and others audio formats)
- Docky (for my wife and newcomers)
Or else copy this on a terminal:
sudo apt-get update ; sudo apt-get install -y aptitude ; sudo aptitude install -y parcellite gimp chromium-browser homebank stellarium cheese kid3-qt compizconfig-settings-manager compiz-fusion-plugins-extra mountmanager sun-java6-jre sun-java6-plugin gstreamer0.10-plugins-ugly kchmviewer desktop-webmail tracker-search-tool glchess ubuntu-restricted-extras flashplugin-nonfree
ps.: with this command won't install Docky and will also install:
- aptitude, as it is preferable to apt-get (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=379804) and then use aptitude to install others packages.
- adobe-flashplugin-nonfree, wich you can get here too: http://get.adobe.com/flashplayer
6. Install Dropbox: https://www.dropbox.com/install- aptitude, as it is preferable to apt-get (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=379804) and then use aptitude to install others packages.
- adobe-flashplugin-nonfree, wich you can get here too: http://get.adobe.com/flashplayer
7. Install Virtualbox: http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads
8. Medibuntu: https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu
a) Add repository:
sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet updateb) Install some stuffs and libdvdcss2 to play encrypted DVDs.
sudo aptitude -y install app-install-data-medibuntu apport-hooks-medibuntu libdvdcss2
Updated at:
01/11/2010
That's it. ;-)
Wednesday, July 21, 2010
Thursday, July 15, 2010
Como contribuir com o Ubuntu
Há várias formas de contribuir com o Ubuntu: http://www.ubuntu.com/community/get-involved
Há pessoas que gostariam de contribuir com doação em dinheiro, mas é um pouco difícil de encontrar o endereço correto no site. Aqui está: http://www.ubuntu.com/community/get-involved/donate
Um abraço!
Há pessoas que gostariam de contribuir com doação em dinheiro, mas é um pouco difícil de encontrar o endereço correto no site. Aqui está: http://www.ubuntu.com/community/get-involved/donate
Um abraço!
How to donate to Ubuntu
There are many ways to contribute with Ubuntu: http://www.ubuntu.com/community/get-involved
But you can also donate money, although it maybe a little hard to find how: http://www.ubuntu.com/community/get-involved/donate
But you can also donate money, although it maybe a little hard to find how: http://www.ubuntu.com/community/get-involved/donate
Monday, July 12, 2010
How to open mailto link in gmail
On terminal:
# sudo apt-get install desktop-webmail
Then:
# gnome-default-applications-properties
And change "Mail Reader" to Desktop-Webmail.
Then click on a mailto link and choose gmail.
That's it.
Found here: http://superuser.com/questions/32493/how-do-i-make-mailto-links-open-gmail-in-ubuntu
# sudo apt-get install desktop-webmail
Then:
# gnome-default-applications-properties
And change "Mail Reader" to Desktop-Webmail.
Then click on a mailto link and choose gmail.
That's it.
Found here: http://superuser.com/questions/32493/how-do-i-make-mailto-links-open-gmail-in-ubuntu
Saturday, July 3, 2010
How to hide the mounted partitions on gnome
On terminal:
# gconf-editor /apps/nautilus/desktop/
and then uncheck the box "volumes_visible"
That's it.
# gconf-editor /apps/nautilus/desktop/
and then uncheck the box "volumes_visible"
That's it.
Monday, June 28, 2010
How to add in nautilus on right click "open openoffice doc"
Just put the file with the needed configuration in /home//Templates/
Found here: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1456769
Thank you very much.
Saturday, June 19, 2010
Google Repositories
Great news.
source: http://www.google.com/linuxrepositories/apt.html
# Google repository deb http://dl.google.com/linux/deb/ stable non-free # Google testing repository deb http://dl.google.com/linux/deb/ testing non-free
# Get the pub key: https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub
source: http://www.google.com/linuxrepositories/apt.html
Tuesday, June 1, 2010
Tweak Ubuntu
This is a great and easy way to configure some settings and install some apps: http://ubuntu-tweak.com .
Saturday, May 22, 2010
Remote Desktop Access
Some time ago I write about rdesktop for Remote Desktop assistance from Linux to Windows. Now I will tell you how to do a Remote Desktop assistance from Linux to Linux.
Open a terminal at the machine that will have assistance and type:
# vino-preferences
Than configure.
Than at the machine that will assist type:
# vinagre
That's it.
Open a terminal at the machine that will have assistance and type:
# vino-preferences
Than configure.
Than at the machine that will assist type:
# vinagre
That's it.
Friday, May 21, 2010
Thursday, May 20, 2010
15 Examples To Master Linux Command Line History
http://www.thegeekstuff.com/2008/08/15-examples-to-master-linux-command-line-history/
I like it!
And here is a Practical Reference for commands: http://www.pixelbeat.org/cmdline.html
I like it!
And here is a Practical Reference for commands: http://www.pixelbeat.org/cmdline.html
Wednesday, May 12, 2010
Internet Explorer
Once I thought I would never open the MS Internet Explorer again. But than comes a site that has forced me to use it. I had no choice. Here is how to install this software on linux.
# sudo apt-get install playonlinux
Then open Menu > Games > PlayonLinux and choose IE from Internet section.
# sudo apt-get install playonlinux
Then open Menu > Games > PlayonLinux and choose IE from Internet section.
Friday, May 7, 2010
Remote Desktop Help
Sunday, April 25, 2010
Configure Grub2
In terminal:
gksu gedit /etc/default/grub
sudo update-grub
More info here: https://wiki.ubuntu.com/Grub2
gksu gedit /etc/default/grub
sudo update-grub
More info here: https://wiki.ubuntu.com/Grub2
Slow USB transfer rate
I was getting super low speed while transferring files to an usb drive. Updating the kernel solved this problem for me.
Go to http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline and choose a recent linux-image file. Download and install.
That's it.
Go to http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline and choose a recent linux-image file. Download and install.
That's it.
Thursday, April 22, 2010
Imposto de Renda
Amigos,
Vou direto ao assunto:
1) Instalar o programa para fazer a declaração:
Primeiro faça o download (www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2010/declaracao/download-programas.htm), coloque na pasta "Downloads" e abra um terminal e digite
chmod +x ~/Downloads/IRPF2010linux-x86v1.0.bin
depois inicialize a instação:
~/Downloads/IRPF2010linux-x86v1.0.bin
Observações:
I. As letras do menu iniciar podem ficar esquisitas, então abra um terminal e digite:
nautilus ~/ProgramasRFB/irpf2010/
daí clique com o botão da direita do mouse sobre o arquivo "irpf.jar" e escolha "Abrir com o Sun Java 6 Runtime"
II. Dentro do programa, para navegar pelas pastas, segure o Ctrl e aperte enter.
2) Instalar o programa para transmitir a declaração:
Primeiro faça o download (www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2010/declaracao/download-programas.htm), coloque na pasta "Downloads" e abra um terminal e digite
chmod +x ~/Downloads/ReceitanetJava2010.02a_setup_linux.bin
depois inicialize a instalação:
~/Downloads/ReceitanetJava2010.02a_setup_linux.bin
Observações:
Caso apareça o seguinte erro: "The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)", então será necessário indicar o caminho para o Java Runtime Environment, que no meu computador (64bits) é /usr/lib64/jvm/java-6-sun-1.6.0.15/jre , mas no seu pode ser um pouco diferente.
Digite:
~/Downloads/ReceitanetJava2010.02a_setup_linux.bin -is:javahome /usr/lib64/jvm/java-6-sun-1.6.0.15/jre
~/Downloads/ReceitanetJava2010.02a_setup_linux.bin -is:javahome /usr/lib64/jvm/java-6-sun-1.6.0.15/jre
Um abraço,
André.
Tuesday, April 13, 2010
Do you need to retrieve an accidentally deleted file?
If you use Linux you're in luck.
sudo aptitude install testdisk
sudo photorecJust to make it easy to search I will add these keywords: undelete, unerase, recover.
Thursday, March 25, 2010
Linux virus
We Linux users may sometimes have the impression that we were excluded from the big party. So here's how to install a virus on Linux.
"
evilmalware 0.6 (beta)
Copyright 2000, 2001, 2003, 2005 E\/17 |-|4><0|2z Software Foundation, Inc.
This is free software; see the source for copying conditions. There is NO warranty; not even for MERCHANTABILITY, COMPLETE DESTRUCTION OF IMPORTANT DATA or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE (eg. sending thousands of Viagra spams to people accross the world).
Basic Installation
Before attempting to compile this virus make sure you have the correct version of glibc installed, and that your firewall rules are set to ‘allow everything’.
- Put the attachment into the appropriate directory eg. /usr/src.
- Type ‘tar xvzf evilmalware.tar.gz’ to extract the source files for this virus.
- ‘cd’ to the directory containing the virus' source code and type ‘./configure’ to configure the virus for your system. If you're using ‘csh’ on an old version of System V, you might need to type ‘sh ./configure’ instead to prevent ‘csh’ from trying to execute ‘configure’ itself.
- Type ‘make’ to compile the package. You may need to be logged in as root to do this.
- Optionally, type ‘make check_payable’ to run any self-tests that come with the virus, and send a large donation to an unnumbered Swiss bank account.
- Type ‘make install’ to install the virus and any spyware, trojans pornography, penis enlargement adverts and DDoS attacks that come with it.
- You may now configure your preferred malware behaviour in /etc/evilmalware.conf.
SEE ALSO | evilmalware(1), evilmalware.conf(5), please_delete_all_my_files(1) |
---|
"
This joke was found here: http://www.gnu.org/fun/jokes/evilmalware.html at 17h58 GMT 25/03/2010.
Sunday, February 14, 2010
How to Find a File Looking Inside It
# How to find files by looking for words within it
#
# One way I found to do this is to install Google Desktop (isn't Google awesome?)
#
# You may wish to install wvWare and catdoc first, to be able to look inside Microsoft documents like doc, docx. Just go to terminal and type:
sudo apt-get install wv
sudo apt-get install catdoc
# Get this app from http://desktop.google.com
#
# Take a look at this pictures
#
# One way I found to do this is to install Google Desktop (isn't Google awesome?)
#
# You may wish to install wvWare and catdoc first, to be able to look inside Microsoft documents like doc, docx. Just go to terminal and type:
sudo apt-get install wv
sudo apt-get install catdoc
# Get this app from http://desktop.google.com
#
# Take a look at this pictures
Tuesday, February 9, 2010
Apps trying to connect with Google
# This apply to Windows Mobile (winmo) and others softwares (like Empathy IM Client) that try to connect with Google
#
# This is how to fix errors with connectivity with Google
#
# Google Sync (or Microsoft Exchange) may give some error like "incorrect password 0x85010002"
#
# You will have to Unlock Captcha: https://www.google.com/accounts/DisplayUnlockCaptcha
#
# Thanks to bbakken.
#
# That's it ;-)
How to get a Public Key in Debian based distros
# Ubuntu - Karmic Koala
#
# This is how to get a key when there are new repository
#
# Pick the last 8 numbers from the error data. See the example:
#
# "W: GPG error: http://ppa.launchpad.net jaunty Release: The following signatures couldn't be verified because the public key is not available: NO_PUBKEY 632D16BB0C713DA6".
# In this case, the last 8 numbers are: 0C713DA6.
#
# Then in terminal:
#
# gpg --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv 0C713DA6
#
# gpg --export --armor 0C713DA6 | sudo apt-key add - && sudo apt-get update
#
# That's it ;-)
#
# This is how to get a key when there are new repository
#
# Pick the last 8 numbers from the error data. See the example:
#
# "W: GPG error: http://ppa.launchpad.net jaunty Release: The following signatures couldn't be verified because the public key is not available: NO_PUBKEY 632D16BB0C713DA6".
# In this case, the last 8 numbers are: 0C713DA6.
#
# Then in terminal:
#
# gpg --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv 0C713DA6
#
# gpg --export --armor 0C713DA6 | sudo apt-key add - && sudo apt-get update
#
# That's it ;-)
Monday, February 8, 2010
Introduction
First of all: what "my two cents" means?
It's an American idiomatic expression. Take a look at this.
Why another blogger?
That is an old idea to share the solutions to the problems that eventually shows up at computers. I've kept them, and I shall now share them.
Why in english?
That is because I wish to share these to the world. Don't think I'm a megalomaniac [indeed I'm a psychiatrist], don't take it too seriously, it's just my two cents.
Subscribe to:
Posts (Atom)